Prestação de Contas

Nenhuma prestação disponivel.

Fundação Sintrae/Pantanal

FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE ENSINO DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL – SINTRAE/PANTANAL

 

Após sete de anos da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Mato Grosso do Sul – SINTRAE/MS, em 21 de setembro de 1988, os professores e auxiliares de administração escolar entenderam que chegara a hora de dividir a base territorial do SINTRAE/MS por questões de logística e de melhor atendimento à categoria em suas necessidades pontuais. Com o desmembramento o alcance das ações de promoção e defesa dos direitos dos professores e auxiliares de administração escolar prontamente se fariam eficazes e de custos menores.

 

No dia 28 de outubro de um mil novecentos e noventa e cinco, na cidade de Corumbá, na Escola Estadual João Leite de Barros, situada à Rua Cabral, nº 761, às 16h30min, estiveram reunidos, em Assembléia Geral Extraordinária , sob a presidência do Prof. Sandro Niciani, presidente do SINTRAE/MS e de outros membros da diretoria, juntamente com Edson de Paula Lima, diretor da FITEE – Federação dos Trabalhadores em Educação de Belo Horizonte, os trabalhadores em educação dos municípios de Corumbá e Ladário, para a fundação do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino da Região Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul – SINTRAE/PANTANAL, aprovação dos seus estatutos, da constituição da diretoria do novo sindicato e da sua filiação à CONTEE – Confederação dos Trabalhadores em Educação e à CUT – Central Única dos Trabalhadores.

 

Para a subsistência do novo sindicato a FITEE, se comprometeu em repassar durante dois meses a quantia de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), como a doação de um fax e uma linha telefônica. O SINTRAE/MS doou uma máquina de escrever Olivetti Práxis 201-II, uma máquina calculadora Olivetti, um volume da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, um volume da Constituição do Brasil e material de escritório.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Região Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul – SINTRAE/PANTANAL, com existência de fato e de direito, elege a sua primeira diretoria: Presidente – Loubivar de Castro Araújo, Primeiro Vice-Presidente – Daniel Bernardino Dias da Costa, Segundo Vice-Presidente Divino Jesus de Moraes, Secretária Geral – Cínara Regina Fernandes, Primeiro Secretário – Amarildo do Prado, Primeiro Tesoureiro – Manuel Leonor dos Santos Filho, Diretor de Formação Sindical e Assuntos Intersindicais – Maria Angélica de Jesus Timóteo de Amorim, Diretor de Imprensa e Comunicação – Marta Barreto Pereira Amantéa, Diretor de Esporte e Lazer – Hirinéia Scipião dos Santos, Diretor de Assuntos Jurídicos – Nazira Helena Dolobani de Castro, Diretor de Assuntos de Saúde – Cristiane Fátima Meldal de Campos, Diretor de Assuntos Educacionais – Paulo Sérgio de Andrade, Diretor para Assuntos do Interior – Ivete Rodrigues de Amorim, Diretor para Assuntos dos Auxiliares Administrativos – Rita Rozália da Silva, Suplente da Diretoria Executiva – Eder Lopes Zanella, Representantes Sindicais – Lena Maria Rodrigues, Roselene Ribera de Oliveira, Wagner Neves de Matos, Marluxy do Carmo Monteiro Braga, Ernesta Ferreira Cetto, Elizabete Rodrigues Gadioli, Maria de Lourdes Caroti de Mesquita, Célia Pedrosa da Silva, Cecília Helena Rodrigues Larocca, Júlio César da Anunciação Miranda, Membros do Conselho Fiscal – Maria do Carmo, Jonas de Souza Pinto, Lilete Santos Melgar, Ercílio do Espírito Santo Júnior, Ana Maria da Silva Gomes, Maria Aparecida Rondon do Nascimento.

Após a criação e eleição da primeira diretoria do SINTRAE/PANTANAL os Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Região Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul iniciam uma nova fase de luta na defesa e na promoção da dignidade dos membros do magistério da rede privada.

Histórico do Sintrae/MS

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Mato Grosso do Sul – SINTRAE/MS, nasceu da vontade de Professores e Auxiliares de Administração escolar que tomaram consciência da necessidade de representação legal, no sentido da solidariedade social e dos interesses da categoria do Estado de Mato Grosso na década de 70.

Professores e auxiliares de administração escolar de Mato Grosso do Sul, primeiramente fundaram a Associação Profissional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul – APTEE-MS, com sede à avenida Afonso Pena, 216, Campo Grande-MS, preocupados com os rumos da educação no recém criado Estado de Mato Grosso do Sul.

Com o novo Estado de Mato Grosso do Sul era importante, necessário e urgente um organismo oficial da categoria que representasse e lutasse pelos seus interesses locais e regionais junto à classe laboral, patronal e às autoridades educacionais.

As atenções da categoria estavam centradas nos destinos das contribuições sindicais que iam para outro estado da federação e que não revertiam em benefícios dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino no Estado. As principais lutas de reposição salarial, de melhoria e valorização do magistério, de promoção e conciliação nos dissídios coletivos tornaram inevitável a transformação da Associação Profissional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Sindicato.

“Aos vinte e um dias, do mês de setembro de mil novecentos e oitenta e oito, às vinte horas, na rua 14 de julho, nº 2.840, Prezinho do Dom Bosco, reuniram-se os professores e auxiliares de Administração Escolar de MS, a fim de deliberarem sobre a ordem do dia publicada em edital de convocação de Assembléia, por três vezes, nos dias 02, 03 e 05 de setembro: 1º conveniência da transformação da Associação Profissional em Sindicato; 2º aprovação dos Estatutos; 3º aprovação da Diretoria e Conselho Fiscal; 4º fixação de mensalidade”. Nascia assim o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Mato Grosso do Sul – SINTRAE/MS.

A primeira Diretoria Provisória eleita, tendo como presidente eleita a Profª Conceição Aparecida Butera, após dez meses de gestão, apresenta edital de Convocação de Eleição da Diretoria do Sindicato para os dias 15 e 16 de setembro de 1989, no horário das 9h às 17h, publicado no Jornal Correio do Estado, nos dias 22 e 23 de julho de 1989.

A segunda Diretoria Eleita pelo voto direto, diante de representantes sindicais e autoridades, tais como Presidente do Sindicato das Escolas Particulares de MS, Presidente dos SINDEPE de Dourados, Amambaí e Três Lagoas; Presidente da ADFUCMT, Secretário Municipal da Educação, Presidente ADFMS, Representante da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação – CONTEE, tomou posse no dia vinte e um de setembro de mil novecentos e oitenta e nove, às 21h30min, sob a presidência do Prof. Sandro Niciani. Para terceira Diretoria eleita, período 1992-1995 e para a quarta Diretoria eleita, período 1995-1998, fora reconduzido o combativo Profº Sandro Niciani que não media esforços em tornar o Sindicato cada vez mais respeitado, em todas as instâncias da sociedade organizada. Com a morte do bravo sindicalista Sandro Niciani, em abril de 1996, o Profº Pedro Antônio G. Domingues assume o mandato restante. Para a quinta Diretoria, gestão 1998-2001, fora reconduzido o Profº Pedro Antônio G. Domingues que continuou na luta por melhores condições dos sindicalizados, não só nas conquistas salariais mas na aquisição da área e construção da sede de campo do sindicato. Dando continuidade a frente do Sindicato o Prof. Ricardo M. Froes fora eleito para a sexta diretoria, período 2001-2004. Atualmente reeleito para a sétima diretoria, gestão 2004-2007, o Prof. Ricardo M. Froes vem desempenhando um excelente trabalho de consolidação e novas conquistas, notadamente meio jurídico, nesta época de crise moral e de flexibilização dos direitos trabalhistas. Tem participado ativamente de debates públicos na defesa e valorização dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino da rede privada do Estado de Mato Grosso do Sul. Na administração do Sindicato tem atuado com firmeza, transparência e combatividade na luta contra a supressão de direitos trabalhistas consagrados na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho.

Hoje o Sindicato busca criar condições para que os trabalhadores negociem com o empresariado em equilíbrio de forças, condição sine qua non de justiça e paz, a salvaguarda dos seus direitos inalienáveis. A negociação salarial vem sendo feita pelo sindicato de modo profissional, embasado em índices e indicadores econômicos, análise de desempenho das empresas, sua lucratividade, seus custos etc.

O Sindicato desfruta de prestígio junto à classe que representa bem como às demais instituições relacionadas com a Educação. Os principais serviços prestados pelo Sindicato são: assessoria jurídica – o departamento jurídico do SINTRAE-MS move ações individuais e coletivas em defesa dos trabalhadores; a assessoria trabalhista – o setor de homologações do Sindicato garante o cumprimento da lei e a correção das indenizações e remunerações devidas pelo empregador no ato da demissão; convênios – o Sindicato assina convênios de descontos com empresas privadas em áreas de interesse do associado, tais como medicina, odontologia, financeira e outros; informação – o Jornal Intervalo, site e informes, com assuntos atuais e de seu interesse, e a Agenda SINTRAE/MS; Clube de Campo – possibilita ótimas condições de infra-estrutura para o esporte e lazer, com piscinas, quiosques com churrasqueiras, campo de futebol e voley de areia, bar, play ground e salão de festas.

A sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Mato Grosso do Sul – SINTRAE/MS, Rede privada de ensino, está localizada juntamente ao Clube de Campo, na Rodovia MS 080, saída para Rochedo, na altura do Km 1. Está com as suas portas abertas aos trabalhadores dos estabelecimentos de ensino da rede privada no Estado.

Estatuto

Informamos que o Estatuto reformulado e registrado no Cartório do 4º Ofício encontra-se a disposição na Sede do Sintrae/MS.

Diretoria

Diretoria SINTRAE

Eleições Sindicais

Eleições Sindicais 2017

Nova diretoria do Sintrae-MS é eleita com 83,64% de aprovação

eleicoes-sintrae

Legenda Fotos: Primeira Fileira - Reunião da Comissão Eleitoral com os presidentes e mesários das comissões coletoras de votos. Segunda e terceira fileiras - Associados e  mesa da comissão coletora de votos.

A nova diretoria do Sintrae-MS foi eleita pela categoria, nos dias 4 e 5 de agosto, com 83,64% de votos favoráveis. O professor Eduardo Assis Fonseca Botelho foi reeleito pelos professores e auxiliares administrativos para assumir a função de presidente, desta forma, junto à vice-presidente professora Rita de Cássia Ribeiro e aos diretores eleitos, assumirá gestão do sindicato de 2017 até 2021.

“Agradecemos a todos os associados que participaram do processo eleitoral, destacando que a nova gestão será de intensa defesa dos direitos trabalhistas. Diante do atual cenário político - com aprovações de projetos e emendas que significam retrocesso aos direitos adquiridos como a Reforma trabalhista e terceirização das atividades fins - é fundamental que todos os trabalhadores da educação do setor privado estejam unidos. Precisamos da participação de todos”, destaca Botelho.

Clube de Campo

O presidente eleito destaca que o Clube de Campo recebe melhorias valorizando o bem estar dos trabalhadores: “Reconhecendo o cotidiano dos professores e auxiliares administrativos, muitas vezes estressante devido ao excesso de trabalho, estamos investindo no Clube de Campo para torná-lo ainda mais atrativo. Por isso, em breve será inaugurado o Parque de Recreações que atenderá desde crianças até mesmo os adultos, com parquinho e sala de jogos, convidamos a todos associados para usufruírem deste espaço junto aos seus familiares(dependentes legais)”.

E-mails

O Sintrae-MS possui uma ferramenta que aproxima o sindicato de cada trabalhador, o Boletim Digital. Por isso, o sindicato solicita - aos associados(as) que não estão recebendo os emails – que atualizem seus endereços eletrônicos, para isso, basta ligar para (67) 3356-3422 ou enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais...