Professores de escolas particulares de MS querem 9% de antecipação salarial


Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae explica que esse percentual reivindicado é o mesmo que o Governo Federal concedeu ao salário mínimo. Essa antecipação, segundo ele, se faz necessária para que o professor e funcionários de escolas particulares de MS não percam o poder de compra com seus salários.

O Sintrae pede também a antecipação de 5% de reajuste salarial para quem ganha acima do piso. “Esses percentuais de antecipação são imprescindíveis. A primeira, para que os pisos mantenham o mesmo poder de compra em relação ao salário mínimo. A segunda, para amenizar as perdas acumuladas desde a data-base anterior”, justificou.

O não atendimento a essas reivindicações, segundo Froes, “implicará no rebaixamento do valor real dos salários de professores e funcionários das escolas privadas de Mato Grosso do Sul, violando frontalmente os fundamentos constitucionais de valorização do trabalho( Art. 1°, inciso IV, da Constituição da República Federativa do Brasil - CR) e do profissional da educação escolar (Art. 206, inciso V, da CR)”

O Sintrae/MS não tem dúvida de que o Sinepe vai atender a essas reivindicações dos professores e funcionários, pois entende que são propostas “razoáveis, modesta e absolutamente necessárias, pois não acarretam transtorno de nenhuma ordem para as escolas”, explica Ricardo Froes.

No dia 2 de fevereiro o Sintrae/MS reúne professores e funcionários de escolas particulares, em assembleia geral, para discutir a pauta de reivindicação que será encaminhada para a classe patronal. Nesse encontro a categoria vai decidir também os percentuais de reajuste salarial que vão pedir, para cobrir o acumulado da inflação e ganho real de seus vencimentos.

Ricardo Froes diz que Mato Grosso do Sul e o Brasil, de uma maneira geral, atravessam novos tempos de valorização maior dos professores e funcionários da educação. “É preciso que as escolas tenham uma maior consciência da importância de pagar melhores salários aos seus funcionários, maiores responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino e pelo bom desempenho dessas instituições de ensino”, comentou o sindicalista que é professor e advogado.

Fonte: www.fatimanews.com.br