Convite - Conferências de Educação

O SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO MS – SINTRAE/MS (SETOR PRIVADO) E A FEDERAÇÃO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO MATO E MATO GROSSO DO SUL – FITRAE/MTMS (SETOR PRIVADO) informam e repassam o convite:

O Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Sul (FEEMS) realiza no dia 22 de março de 2013 o Lançamento das Conferências de Educação, às 8h30min, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), localizado na Rua 26 de Agosto, n. 2.296, Bairro Amambaí, Campo Grande. Participarão do evento Secretarias Municipais e Estadual de Educação, Conselhos Municipais e Estadual de Educação, Fóruns Municipais de Educação e Comissões Organizadoras dos municípios, universidades, segmentos educacionais (gestores, profissionais da educação, pais e alunos), sindicatos da educação, instituições educacionais, instituições religiosas, movimentos sociais, ou seja, diversos setores da sociedade vinculados à educação ou que façam interface com ela.

Esse lançamento é a primeira ação de muitas outras a serem desencadeadas no ano corrente pelo FEEMS. A partir de abril, terão início as Conferências Municipais/Intermunicipais de Educação em diversos polos do Estado, que se estenderão até junho. O calendário dessas conferências será definido no dia do lançamento. A Conferência Estadual de Educação está prevista para início de setembro.

Essas conferências, em âmbito municipal e estadual, são preparatórias para a II Conferência Nacional de Educação – II CONAE, que acontecerá em fevereiro de 2014, em Brasília, com o tema: O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que toda a sociedade brasileira possa participar das discussões sobre a educação nacional apresentando proposições para os diferentes níveis e modalidades educacionais.

Nesse sentido, as conferências municipais ou intermunicipais, estadual e nacional organizarão debates, com ampla participação de segmentos educacionais e setores da sociedade, tendo como base o Documento Referência da CONAE 2014, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e Ministério da Educação (MEC), o qual apresenta sete eixos temáticos para discussão e apresentação de emendas, que serão votadas. O conjunto de emendas aprovadas subsidiará a efetivação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Clique aqui para ver a programação completa.