Curiosidades

Por que a logomarca do Sintrae-MS é uma coruja?

Com sua capacidade de ver no escuro, a coruja inspirou os antigos.

A coruja é considerada como SÍMBOLO DA SABEDORIA, por isso a logomarca do Sintrae-MS é uma imagem estilizada dessa ave. Outros sindicatos da área de educação no Brasil também usam a coruja como símbolo.
Não se tem informações precisas de quando e como a coruja virou símbolo da sabedoria, mas na Grécia antiga ela associada a Atena, a deusa da sabedoria, das artes e do artesanato, da ciência, do comércio e da medicina. Mais tarde Atena se tornou também a deusa da guerra. Entre os romanos foi denominada Minerva.
Ela é filha de Júpiter. Segundo a mitologia, Atena e Poseidon (Netuno) queriam ser patronos de uma cidade. Os dois brigaram, até que os deuses resolveram votar qual dos dois tomaria o poder. Todas as deusas votaram em Athena e os deuses em Poseidon. Zeus se negou a votar e Athena ganhou por um voto de diferença ficando com a cidade. Só que, para amansar o ego de Poseidon, as mulheres ficaram impedidas de votar.
Os romanos a homenagearam dando seu nome ao voto de Minerva, um voto que exige sabedoria para ser dado.
No templo do monte de Capitólio foi adorada junto com o pai e Júpiter, com quem formava uma tríade poderosa de deuses.
Atena era representada pelo Gregos com uma lança e um elmo ou ramo de oliveira (símbolos da guerra) e, sempre em suas mãos, a coruja, como símbolo da sabedoria.
Provavelmente, a capacidade da coruja de enxergar no escuro tenha inspirado aqueles que pela primeira vez a associaram à sabedoria. Esta seria, também, a capacidade da sabedoria: encontrar a verdade, apesar da escuridão provocada pela ignorância.