Comunicados

NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO TEMPORÁRIO

EM VIRTUDE DO AUMENTO DE CASOS DE COVID-19 EM CAMPO GRANDE, ALIADO AOS DECRETOS MUNICIPAIS, INFORMAMOS QUE A PARTIR DE 21/07/2020 O HORÁRIO DE ATENDIMENTO PASSA SER DAS 13:00 ÀS 16:30, DE SEGUNDA À QUINTA-FEIRA. NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NAS SEXTAS-FEIRAS.

ATENCIOSAMENTE, A DIRETORIA.

 

homeoffice

decretocovid

 


nota claudia 

SINTRAE-MS defende manutenção de postos de trabalho dos profissionais do ensino privado

No dia 15 de abril, Sintrae-MS esteve em diálogo com Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública do MS, Procon CG, Procon MS, Sinepe-MS e representantes de instituições do ensino privado. O objetivo foi articulação para levantamento de diretrizes e critérios para funcionamento de instituições de ensino no período de enfrentamento à COVID-19.

Entre o debate inicial, evidenciou-se que entre as alternativas que podem ser criadas devem ser prioridades: garantia da entrega do conteúdo pedagógico aos alunos/informações precisas às famílias que utilizam os serviços educacionais, garantia da empregabilidade dos profissionais da educação privada e manutenção das instituições de ensino.

O diretor do Sintrae-MS, professor Pedro Domingues, enfatizou a dedicação dos trabalhadores, ressaltando que é preciso manter os postos de trabalho. "Se tem pessoas que estão se desdobrando para manter as escolas e universidades vivas neste momento, são os professores. Estão ministrando aulas online, produzindo materiais diferenciados. É preciso ter muito cuidado para que os reflexos de medidas emergenciais não prejudiquem os profissionais", avaliou.

covid 19
 
Fonte: Adriana Miceli-Sintrae-MS

informes mp 936MP936 oficio

 

Governo decreta MP com medidas para relações trabalhistas durante pandemia COVID-19

mpcovid

Medida passa a valer a partir de hoje, 23/03. Congresso votará em até 120 dias.

Antecipação de férias individuais, diferimento do recolhimento do FGTS e concessão de férias coletivas fazem parte da Medida Provisória (MP) 927 que o governo federal publicou em edição extra do Diário Oficial da União no dia 22 de março, fixando conjunto de ações para a relação entre empresas e trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus.

A MP determina que "para enfrentamento" dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda", poderão ser adotadas pelo empregadores as seguintes medidas:

teletrabalho (trabalho a distância, como home office);
regime especial de compensação de horas no futuro em caso de eventual interrupção da jornada de trabalho durante calamidade pública;
suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais;
antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador pelo menos 48 horas antes;
concessão de férias coletivas;
aproveitamento e antecipação de feriados;
suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;
adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Após manifestações negativas, governo retira suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

Diante da demonstração da indignação da população, economistas, juristas e até mesmo de parlamentares, no dia 23/03, o governo retirou a cláusula 18 da MP que permitiria que as empresas suspendessem o contrato de trabalho de seus funcionários por até quatro meses para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador.

Leia a MP na íntegra clique aqui

Fonte: Com informações da Rede Brasil Atual, PEGN e Valor Econômico. 

Nota Conjunta de Enfrentamento à Covid-19

Notacovid 

Notacovid2

 
Notacovid3 notacovid2 

Firmado índice de reajuste salarial 2020

No dia 19 de março, o SINTRAE-MS e SINEPE-MS firmaram Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2020.

reajuste2 mesa

O presidente do Sintrae-MS, professor Eduardo Botelho e diretores Ricardo Fróes, Pedro Domingues e Rita de Cássia Ribeiro representaram os trabalhadores.

Reajuste Salarial

O Termo Aditivo firmado prevê reajuste salarial linear - também dos pisos salariais -  no percentual de 100% do índice Nacional dos Preços aos Consumidores(INPC): 3,92%.

O professor Eduardo Botelho, destaca que na mesa de negociação anterior, as entidades patronais pretendiam reajustes abaixo da inflação. "Alegando período de crise financeira, o Sinepe iniciou tentando aplicar reajuste de apenas 2% sobre os salários, o sindicato refutou a possibilidade para evitar perdas. Esgotadas as tentativas de negociação, chegou-se a um acordo de 100% da inflação do período", destaca.

O reajuste entra na próxima folha de pagamento. A data-base da categoria é 1º de março. Confira aqui a nova tabela salarial e o Termo Aditivo assinado.

 

avisocorona

 

mulher2020 NORMAS site

Sempre em busca de qualidade no atendimento dos associados e tendo em vista o aumento da frequência da categoria ao clube para lazer e descontração, o SINTRAE-MS destaca as principais normas para utilização do Clube de Campo:

-  O Clube é para utilização exclusiva  dos Associados e seus dependentes legais

* totalmente gratuito para associados e seus dependentes legais que contribuam com a mensalidade mínima de 40 reais. Caso sua mensalidade seja inferior a este valor, e tenha interesse em utilizar o clube, fale com a secretaria do sindicato: 3356-3422

- Para entrar no Clube será solicitada a carteira de associado e dos dependentes.

*A carteira do titular ficará retida na entrada e devolvida na saída.

*Na entrada, o porteiro verificará o nome do associado, instituição onde trabalha, nome dos dependentes,  nome e CPF dos convidados.

 -É permitido ao associado trazer no máximo 3 convidados  - o valor pago referente a cada convidado é de R$ 15 reais

*OS CONVIDADOS SOMENTE PODERÃO ENTRAR NO CLUBE JUNTO A UM ASSOCIADO TITULAR APTO A UTILIZAR O CLUBE.

*Caso o associado tenha interesse em número maior de convidados, deve ir pessoalmente, com antecedência, de segunda à sexta-feira, à sede do sindicato - para apresentar a lista com o nome, CPF dos convidados e data da visita. Após, deve aguardar resposta com aprovação.

O SINTRAE-MS destaca que todas essas medidas são para reforçar a segurança e promover  momentos de lazer com tranquilidade no Clube de Campo!

INFORME-SE

Acesse o site e leia síntese das normas clique aqui http://www.sintraems.org.br/index.php/clube

 


 

Por que ser associado ao SINTRAE-MS? Confira Benefícios.

Muito além da manutenção do Clube de Campo que oferece lazer aos trabalhadores das escolas e universidades particulares, o SINTRAE-MS é ferramenta substancial para a manutenção das conquistas e garantia de novos direitos aos profissionais.

O presidente, professor Eduardo Botelho, destaca que no atual cenário político social os educadores precisam de representantes que evitem perdas e que defendam com responsabilidade cada trabalhador(a). «Assim, atua a diretoria do SINTRAE-MS com responsabilidade e empenhados pela garantia dos direitos adquiridos à categoria» destaca .

Confira tabela com direitos adquiridos em Convenção Coletiva e benefícios assegurados por meio do engajamento dos diretores sindicais que transformaram o SINTRAE-MS em um sindicato forte e representativo.

 INTERVALO FRENTEINTERVALO VERSO1

Associados SINTRAE-MS contam com descontos de até 20% na Faculdade Insted

CONENIO insted

Os associados do Sintrae-MS e seus dependentes legais contam com descontos de 20% em cursos de graduação presencial  e 15% em cursos de pós graduação presenciais na Faculdade Insted, de Campo Grande-MS.  Além disso, nos cursos à distância ou semipresenciais, também está garantido 15% de desconto nas mensalidades. Para obter o desconto, basta a apresentação da carteira de filiação. Leia mais...

 


Convênio TecReason:  Descontos de até 50% em cursos de ferramentas tecnológicas e 30% no cursos de robótica. Confira!

tecno

O SINTRAE-MS firmou convênio com a TecReason, treinamento e consultoria. Desta forma, os associados e dependentes legais do SINTRAE-MS contam com 50% de desconto nos cursos de treinamento de área tecnológica e 30% nos cursos de robótica. Leia mais...

 


 A quem interessa o fim do sindicato?

Não tem jeito, por mais que a mídia tente colocar o trabalhador contra seu sindicato, que políticos realizem artimanhas para enfraquecer a sobrevivência sindical, menosprezando a importância da representação de classe, o trabalhador sabe que na hora da dificuldade só mesmo o sindicato para o defender.

Imagina como seria o cotidiano do trabalho sem o sindicato para defender salários dignos e negociar Acordos e Convenção Coletiva de Trabalho, para denunciar ambientes insalubres e até mesmo para combater os assédios morais. Sem contar, os atrasos salariais – quando isso ocorre o sindicato é o único a lutar ao lado da categoria. Além disso, quando o profissional é demitido, a entidade está preparada para conferir se os acertos estão corretos para impedir prejuízos. Acrescenta-se à luta unificada, nas qual as instituições sindicais somam forças com centrais e outros sindicatos do país na defesa trabalhista.

Outra importante função é a defesa dos direitos nos âmbitos judiciais, o SINTRAE-MS já garantiu incontáveis ações a favor dos associados, está em alerta para evitar prejuízos.

site

O sindicato é o canal de informação dos trabalhadores, uma comunicação direta sem as entrelinhas impostas pelas grandes mídias.

Imagine como seria árdua a vida dos trabalhadores sem os sindicatos e como essa realidade seria satisfatórias aos empresários, governos, enfim, mercado financeiro que poderiam explorar a mão de obra e lucrar cada vez mais, sugar toda a força de trabalho menosprezando o valor de cada trabalhador, com direitos e salários reduzidos.

Por isso, fique atento às informações veiculadas direcionadas à questão sindical. Não caia nas fake news e ciladas armadas para afastá-lo da sua própria categoria, porque o sindicato não é um prédio, não é um presidente ou um diretor, o sindicato é cada trabalhador(a)! Fortaleça a sua categoria.

 


SAQUES DO fgts


HOMOLOGAÇÕES DE RESCISÕES

convencao coletiva homologacao 

SINTRAE-MS garante: Homologação deve ser feita no sindicato

Associado(a), com o SINTRAE-MS você tem a garantia de realizar a homologação da rescisão de trabalho no sindicato. Esse é um benefício que foi retirado pela Reforma Trabalhista, mas, assegurado pelo sindicato em Convenção Coletiva de Trabalho. Então, não se esqueça: Se o empregador agendar homologação na própria instituição de ensino, você tem o direito de solicitar que seja realizada no seu sindicato.

Com o SINTRAE-MS, você nunca estará sozinho. O sindicato é o espaço dos trabalhadores do ensino privado e trabalha diariamente para assegurar os direitos e buscar benefícios para a categoria. Conta com assessoria jurídica, orientações trabalhistas, convênios além de Clube de Campo com área de lazer admirável. Então, conheça o seu sindicato, sindicalize-se, tire suas dúvidas. Fortaleça os profissionais do ensino privado do Mato Grosso do Sul.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA HOMOLOGAÇÃO, CONFORME CONVENÇÃO COLETIVA EM VIGOR.

...CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DAS RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO.

O SINTRAE/MS homologará as rescisões contratuais, devidamente agendadas com no mínimo 24 horas de antecedência.

O agendamento deverá ser feito pelo telefone: 3356-3422 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Confira lista completa da documentação necessária para as homologações

 


Comemore seus melhores momentos no Clube do Sintrae-MS

capa sintrae ms1

Em julho, Sintrae-MS inaugurou salão social para a realização de eventos, no Clube de Campo. Preço especial de inauguração para Associados no período vespertino. 

*Salão Refrigerado e fechado, com amplas portas e janelas (protegido das intempéries climáticas);

*Com 2 ambientes: - espaço para mesas/decoração e espaço com grama artificial para colocar brinquedos locados;

*Cozinha com fogão, churrasqueira e freezer;

*Banheiros;

*Piscinas;

*Estacionamento;

*Capacidade máxima 60 pessoas;

*Locação para Associados e Não Associados, período vespertino e noturno. Preço diferenciado para os filiados ao Sintrae-MS.

face sintrae 1

Ligue para mais informações: 3356-3422 ou envie e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

Consulta jurídica para não associados do SINTRAE-MS será cobrada. Associados continuam com atendimento gratuito

juridico sintrae

Em Assembleia Geral que ocorreu na sede do Sintrae-MS, no dia 17 de fevereiro, foi aprovada a cobrança no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) dos trabalhadores do ensino privado NÃO ASSOCIADOS para consulta no departamento jurídico do sindicato. Os ASSOCIADOS continuam com atendimento totalmente gratuito.

O presidente do Sintrae-MS, professor Eduardo Botelho, destaca que as consultas jurídicas são da área trabalhista e ocorrem presencialmente. “Não fazemos consultas por telefone, todas ocorrem na sede administrativa. Já as denúncias de possíveis irregularidades, podem ser feitas por telefonema, neste caso diretamente com a presidência do sindicato”, explica.