Das férias
- Detalhes
- Categoria: Direitos
- Criado em Quarta, 27 Fevereiro 2013 14:45
- Última atualização em Quarta, 27 Fevereiro 2013 19:03
- Publicado em Quarta, 27 Fevereiro 2013 14:45
- Acessos: 3730
Na conformidade do artigo 130, também da CLT, as ferias são devidas na seguinte proporção:
• 30 dias corridos, quando o empregado não houver faltado injustificadamente ao serviço mais de cinco vezes, no período em que adquire o direito;
• 24 dias corridos, quando contar de seis a quatorze faltas injustificadas;
• 18 dias corridos, se contar de quinze a vinte e três faltas
• 12 dias corridos, se contar de vinte a trinta e duas faltas.
Registre-se que é vedado à empresa descontar da remuneração das férias as faltas do empregado ao serviço, de acordo com o § 1º do artigo retro citado.
Nos termos do artigo 133, da CLT, não tem direito às férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:
• permanecer em gozo de licença médica, com percepção de salário, por mais de trinta dias;
• deixar de trabalhar, com percepção de salário, por mais de trinta dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa;
• receber auxílio acidente por mais de seis meses, durante o período aquisitivo, mesmo que descontínuos.
>As férias devem ser concedidas em um só período, nos doze meses subseqüentes à data em que o empregado adquiriu o direito a elas, sob pena de pagamento em dobro, conforme dispõem os artigos 134 e 137, da CLI Somente em casos excepcionais poderão sê-lo em dois períodos, e, ainda assim, apenas para os trabalhadores com idade entre dezoito e cinqüenta anos.
O artigo 136, da CLI, deixa a critério do empregador a época de concessão das férias, desde que não sejam completados dois períodos aquisitivos. Porém, os membros de uma família, empregados de uma mesma empresa, têm direito a gozá-las conjuntamente, se assim o desejarem. Já o empregado estudante, menor de dezoito anos, pode fazer coincidir as suas férias no trabalho com as escolares.
Também, a critério da empresa, as férias podem ser coletivas. Nesse caso, os empregados contratados há menos de doze meses gozá-las-ão proporcionalmente, iniciando-se, por conseguinte, novo período aquisitivo, de acordo com o artigo 140, da CLT.
De um modo ou de outro, as férias terão que ser comunicadas aos empregados, com antecedência de no mínimo 30 dias, e pagas, com base na remuneração devida na época da concessão, até dois dias antes de seu inicio. Na conformidade, dos artigos 135, 142 e 145, da CLT, respectivamente.